Programas Institucionais de Extensão

Programa Institucional de Educação Continuada – PEC

O Programa Institucional de Educação Continuada estimula, apoia e articula as ações voltadas à oferta de atividades de extensão curricular, cursos e eventos acadêmicos à comunidade interna e externa, com variadas modalidades de complementação e atualização profissional e cultural, constituindo-se como atividade complementar de integralização curricular.

As atividades do Programa Institucional de Educação Continuada originam-se da integração das ações sociocomunitárias do ensino, da pesquisa e da extensão, visando a atender necessidades de ênfase na formação de estudantes, na especialização e na atualização para egressos e para profissionais atuantes.

Dentre os projetos desenvolvidos pelo PEC, destacam-se:

  • Catálogos semestrais de Extensão e Escolas de Verão e de Inverno
  • Articulação de eventos acadêmicos e culturais propostos pelos diversos cursos de graduação do UniRitter .

  • Catálogo de Extensão 2010/1

 

Programa de Parcerias Institucionais – PAR

A Política Institucional de Extensão também expressa a dimensão social da extensão por meio de trocas com o poder público, o setor privado e com o terceiro setor, desenvolvendo projetos que resultem em benefícios dos segmentos associados através do Programa de Parcerias Institucionais.

O Programa de Parcerias Institucionais promove o incentivo e o apoio a iniciativas de interação com instituições educacionais, governamentais, empresariais e organizações associativas da sociedade civil, nacionais ou internacionais, formalizadas por convênio, contrato ou projeto, que objetive efetivar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A função precípua do Programa de Parcerias Institucionais caracteriza-se pela articulação e mediação das iniciativas da Instituição com parceiros externos, para fins de convênios, intercâmbios e prestação de serviços.

Clique aqui e saiba mais

 

Programa Institucional de Relações Comunitárias – PRC

O Programa Institucional de Relações Comunitárias envolve os corpos docente, técnico-administrativo e discente, com atuação em projetos sociais que visam à transformação de realidades locais tendo como princípio básico o estabelecimento de relações descentralizadas com as comunidades e o esforço para o diálogo intercultural.

A estrutura desse Programa está organizada nas seguintes modalidades: núcleos, programas temáticos e projetos. Os núcleos de extensão  são setores de apoio acadêmico que fazem parte do sistema operacional da Instituição e são responsáveis por gerir e organizar a efetivação de determinadas funções, ao mesmo tempo, acadêmicas de um curso de graduação e sociais, relacionadas com um ou mais programas comunitários. O programa temático é uma modalidade de articulação de projetos e ações de extensão, de cunho multi ou interdisciplinar sobre temáticas específicas. Os projetos, aprovados através de edital anual próprio, (Projetos em desenvolvimento) são uma forma de dimensionamento de ações de extensão, vinculados aos Programas Institucionais, Programas Temáticos ou Núcleos de Extensão, com objeto e duração previamente determinada, bem como com explicitação da produção esperada.

Programas Temáticos vinculados ao Programa de Relações Comunitárias:

Central de Serviços











Trabalhe conosco | Entre em contato | Nota Legal | Créditos | Como chegar | Indicar site | Informar erro nesta página
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 7+ ou Firefox 3+